sábado, 26 de fevereiro de 2011

Navegar com Segurança

A internet é um ambiente democrático, dinâmico e sem fronteiras, que disponibiliza um verdadeiro universo de informações e possibilidades de comunicação ao alcance de um clique. Mas, assim como o “mundo real”, a internet não está livre de riscos.
Dessa forma, é necessário entender a dimensão pública desse espaço, acompanhar e orientar a utilização da internet pelas crianças e adolescentes, prevenindo a incidência de violações de direitos humanos e crimes como o abuso sexual on-line e a pornografia infantojuvenil na web.
Com o aumento significativo da presença de crianças e adolescentes na rede, todos nós precisamos estar atentos e ter alguns cuidados. Filtros e outros softwares de segurança podem ajudar, mas o acompanhamento presencial e o diálogo são as formas mais eficazes e, portanto, indispensáveis de proteção.

Materiais Educativos:

Ainda há muita novidade e desafios neste universo. Nosso convite é que vocês conheçam ferramentas e materiais educativos, troquem e divulguem informações sobre o uso ético e seguro da internet.
Como primeira iniciativa de intervenção direta nesse cenário, a Childhood Brasil lançou a Cartilha Navegar com Segurança, reunindo dicas e informações importantes para que pais, educadores e responsáveis assumam uma postura proativa na prevenção. Escrita com linguagem direta e de fácil compreensão, a cartilha está em sua segunda edição, com meio milhão de exemplares distribuídos.
Não recomendamos o uso da cartilha Navegar com Segurança por crianças e adolescentes. Para esse público, recomendamos a Cartilha Saferdicas, dos nossos parceiros da Safernet.
No site da Netica (www.netica.org.br) você também encontrará ferramentas e materiais para abordar o tema em projetos, comunidades, salas de aula e em casa. Os materiais são públicos e, as informações, livres nos formatos vídeo, animação, planos de aula e quadrinhos.

Dicas Gerais de Segurança:
  • Nunca divulgue senhas, nome completo, endereços, números de telefone ou fotos íntimas.
  • Você distribui qualquer foto sua no mural da escola, no ônibus ou na praia? Por que então divulgar na Internet? Pense bem antes de publicar algo. Uma vez na rede, é praticamente impossível controlar o uso.
  • Evite gravar as senhas e login no computador para não facilitar roubos.
  • Comunique-se com educação. Respeito deve valer em qualquer espaço e com qualquer pessoa, mesmo com aquelas que não conhecemos.
  • Cuidado ao baixar arquivos, eles podem conter vírus, materiais impróprios ou até mesmo serem ilegais. Antivírus e filtros podem ajudar.
  • Nunca aceite que sites instalem programas em seu computador e não faça download de nada que você não saiba exatamente o que é e de onde vem.
  • Busque provedores e serviços que ofereçam recursos de segurança, que sejam éticos e responsáveis.
  • Dialogue sempre com amigos, parentes e professores para se manter informado sobre segurança na internet.
  • Sempre que ver alguma coisa errada, denuncie por meio do site www.denuncie.org.br
Cartilha Navegar com Segurança

Reúne dicas e informações importantes para que pais, educadores e responsáveis assumam uma postura proativa na prevenção. Escrita com linguagem direta e de fácil compreensão, a cartilha está em sua segunda edição, com mais meio milhão de exemplares distribuídos. Acesse a cartilha em pdf.

PARA MAIS INFORMAÇÕES, ACESSE   
www.childhood.org.br/programas/navegar-com-seguranca

Nenhum comentário:

Postar um comentário